A agência de viagens online Priceline, da Booking, pretende lançar um chatbot mais sofisticado para planejar viagens em parceria com o Google, com sugestões de hotéis que sejam como “um concierge pessoal” sob medida para os usuários, disse Martin Brodbeck, diretor de tecnologia da empresa.
As novas ferramentas da divisão de nuvem do Google dão à Priceline o acesso à inteligência artificial generativa, como a tecnologia por trás do ChatGPT, que pode redigir texto como se um humano o tivesse escrito. As ferramentas também extraem informações como preços de hotéis de dados existentes para garantir a precisão.
Para a empresa, a adoção de novas tecnologias pode dar uma vantagem sobre uma série de sites que comercializam opções de viagens. Os recursos do Google, e não a concorrência, levaram à parceria, disse Brodbeck.
Para o Google, atrair negócios por meio da inteligência artificial representa uma maneira potencial de fechar a lacuna com a rival Amazon e Microsoft, contra o qual há muito tempo é um distante provedor número três de serviços em nuvem, como armazenamento de dados.
A capacidade de criar aplicativos sobre a tecnologia pioneira do Google atraiu clientes novos e antigos, disse Thomas Kurian, presidente-executivo do Google Cloud.
Ele se recusou a responder como as visualizações corporativas gratuitas impactam a lucratividade do Google Cloud, mas disse que a empresa se concentra na eficiência de custos e que, com ótimos produtos, a “empresa cuidará de si mesma”.
Entre outros usos, a inteligência artificial do Google gerará sugestões de codificação para centenas de desenvolvedores de software na Priceline, disse Brodbeck. A empresa adotará os recursos de pesquisa do Google para as intranets dos funcionários e acelerará o marketing para destinos populares.
“Você pode criar imagens como uma bela praia e casar isso com uma ótima cópia de inteligência artificial generativa”, disse Brodbeck.