Você conhece o planejamento tributário para empresas? Muito importante para manter os tributos em dia, afirma o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, ele consiste em uma gestão correta e planejada dos pagamentos tributários de uma empresa para fugir de imprevistos e descumprimentos da lei. Deseja saber mais sobre esse assunto e obter algumas dicas? Leia atentamente este artigo e saiba mais.
O planejamento tributário
Além de ser responsável por organizar corretamente os pagamentos dos tributos, o planejamento tributário para empresas também auxilia a diminuir legalmente a carga tributária que incide sobre o empreendimento. Cumprir as obrigações fiscais e saber organizá-las é essencial, assim como o é o organizamento e logística de estoque, de vendas, recursos humanos e outros. Ademais, o planejamento tributário pode ser subdividido em duas categorias:
- Operacional: refere-se ao planejamento tributário básico, onde é normalmente utilizado por empresas que desejam um planejamento trimestral ou semestral. Este planejamento acontece principalmente nas obrigações fiscais do dia a dia, de forma a deixar alinhado tudo corretamente com a equipe contábil.
- Estratégico: é essencial até mesmo para que o operacional seja bem realizado. De acordo com o advogado Amauri Jacinto Baragatti, ele consiste no enquadramento da empresa no regime tributário que mais lhe for conveniente, além do conhecimento básico de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos, além de outros.
Confira dicas para realizar o planejamento fiscal de sua empresa
Para que esse planejamento seja realizado de forma tranquila e sem obstáculos, algumas dicas são essenciais para serem seguidas. São elas:
- Levante dados corretamente;
- Conheça bem a legislação;
- Faça uma projeção do faturamento;
- Utilize tecnologias a favor da sua empresa;
- Atente-se aos incentivos e isenções fiscais;
- Estude as possibilidades de créditos tributários;
- Faça revisões constantemente.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o planejamento tributário para empresas não consiste apenas em anotar e deixar em dias as despesas e receitas através de planilhas. O planejamento detalhado e atencioso é essencial para qualquer negócio, confirma o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, e para isso é muito importante estudar, analisar e verificar todas as formas de tributação no qual o seu negócio está envolvido para que essas obrigações sejam realizadas de maneira prática, eficiente e sem atrasos ou corridas contra o tempo.