Novo Regulamento de Bagagem: viajar pela Europa com mochila sem taxas extras, sim?
Imagine poder levar uma mochila com itens pessoais, como um laptop, e uma bagagem de até 7 kg em viagens pela Europa sem ter que pagar taxa adicional para a companhia aérea. Essa é a proposta que avança no Parlamento Europeu, e se aprovada, vai mudar radicalmente a forma como os passageiros viajam pelo continente.
A aprovação do novo conjunto de regras pelo Comitê de Transporte e Turismo do Parlamento Europeu, na última terça-feira (24), é um passo importante rumo a viagens mais justas e transparentes. A medida estabelece que os passageiros poderão levar malas pessoais de dimensões máximas de 40x30x15 centímetros, além de bagagens de mão com até 100 cm no total e pesar até 7 kg, sem custo adicional.
Essa mudança vai ter um impacto significativo nas rotas de entrada e saída do bloco europeu. Para Matteo Ricci, vice-presidente do Comitê e relator sobre os direitos dos passageiros, a aprovação inicial da mudança é um passo importante rumo a viagens mais justas e transparentes. Ele disse ainda que se for adiante, a novidade vai evitar custos adicionais injustificados. Como taxas de bagagem cobradas por empresas aéreas viraram negócio bilionário, essa mudança é um alívio para os passageiros.
A medida faz parte de uma série de reformas propostas pela Comissão Europeia em 2023 para fortalecer o turismo no continente. O objetivo é criar condições mais justas e transparentes para os passageiros, evitando a prática comum de empresas aéreas cobrarem taxas adicionais por bagagem. Se aprovada, essa mudança vai beneficiar não apenas os passageiros europeus, mas também aqueles que viajam da América Latina, incluindo o Brasil, para a Europa.