Iniciativa inclui novo percurso das #RotasAirbnb, projeto da plataforma para apoiar turismo responsável e sustentável no Brasil
São Paulo, 14 de junho de 2023 – A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e o Airbnb reforçam a parceria de apoio ao turismo e à economia paulista com o lançamento de um novo percurso da iniciativa #RotasAirbnb no litoral norte do estado. A ação é uma extensão do apoio da plataforma à região e aos esforços da Setur-SP para contribuir com a retomada do turismo local após as fortes chuvas de fevereiro de 2023.
Em 2022, o Airbnb lançou o #RotasAirbnb, um programa especial para apoiar o turismo responsável no Brasil que reúne destinos nacionais para experiências de viagens autênticas e sustentáveis que valorizam a cultura e a economia locais. Em parceria com a Setur-SP, a nova rota no Litoral Norte de São Paulo destaca destinos imperdíveis na região como o Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, e a Praia do Bonete, em Ilhabela. Os anfitriões da região apoiaram o Airbnb com indicações das melhores atrações locais e, na página dedicada à rota do Litoral Norte de São Paulo, com ilustrações da artista brasileira Arielle Martins, o Airbnb destaca ainda, personagens da região e suas histórias.
“O Airbnb está dedicado a impulsionar a recuperação do turismo na região do Litoral Norte de São Paulo, apoiando a reconstrução e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Além de destacar o acesso simples e rápido a tantas belezas naturais, a plataforma proporciona aos viajantes o compartilhamento de experiências autênticas e seguras”, diz Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul.
Em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Bertioga, a proximidade da Serra do Mar com o Oceano Atlântico forma uma costa cinematográfica, com múltiplas baías e ilhas enfeitadas por morros cobertos de Mata Atlântica, o cenário ideal para uma experiência única de viagem, seja para descansar ou para atividades como surfe e mergulho. Enquanto alguns trechos chamam a atenção pela sofisticação, outros conservam a rusticidade e as tradições caiçaras e indígenas.
“Temos um histórico de parceria de sucesso com o Airbnb e estamos felizes em iniciar mais um projeto, agora com o objetivo de dar continuidade à retomada do turismo no litoral norte de São Paulo. Além da oportunidade de mostrar tudo o que a região tem a oferecer aos viajantes, o acesso a dados que faz parte da parceria vai nos ajudar a desenvolver as melhores estratégias para impulsionar o setor não só no litoral norte, como em todo o estado”, afirma Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A parceria do Airbnb com a Setur-SP prevê o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado. Os dados incluem informações agregadas sobre as características do mercado de locação por temporada por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais, o City Portal. Essas informações possibilitam identificar tendências e comportamento dos viajantes que poderão apoiar a criação de estratégias e ações de médio e longo prazos para o turismo do estado de São Paulo, estimulando o setor e trazendo um impacto positivo na economia local. A parceria não envolve recursos financeiros.
A nova rota do projeto #RotasAirbnb é parte dos esforços da Plataforma Airbnb para ajudar na recuperação do turismo no litoral norte de São Paulo. Neste contexto, recentemente, o Airbnb realizou a doação de 1 milhão de reais à ONG Gerando Falcões para apoiar as iniciativas de reconstrução e as vítimas nos municípios afetados pelas fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro.
Para encontrar mais informações sobre as #RotasAirbnb, como detalhes de cada um dos destinos, histórias sobre locais, pontos turísticos e experiências, acesse Rotas Airbnb Brasil.
Sobre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo tem a missão de promover o turismo como atividade econômica de forma estratégica, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o Estado. Cabe à instituição planejar, implantar e acompanhar as políticas públicas para o setor, além de formular diretrizes para ações e programas, inclusive mediante a execução de obras nos municípios paulistas. Fazem parte, ainda, da estrutura da Secretaria o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), a Coordenadoria de Turismo (Cotur) e o Centro de Inteligência de Economia do Turismo (Ciet).
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 4 milhões de anfitriões que já receberam 1,4 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.