Dirigir uma empresa é um trabalho muito difícil e carece de muita estratégia e conhecimentos administrativos. Um dos principais focos de todo empreendedor, afirma Vicente Conte Neto – empresário que tem como foco o combate à corrupção – é a lucratividade e o bom gerenciamento das finanças.
Dessa forma, se você tem interesse em saber quais armadilhas evitar para obter cada vez mais lucro nas suas finanças empresariais, leia este artigo até o final e acompanhe logo a seguir o que evitar e como se planejar.
As armadilhas que atrapalham o lucro
- O comodismo no controle financeiro
Se acomodar com o controle financeiro de seus negócios é uma das principais armadilhas contra a lucratividade. É muito importante manter em dia o controle e a atenção ao fluxo de caixa e às contas a pagar. Contar com todo auxílio neste momento é essencial; hoje em dia existem softwares especializados que ajudam no controle financeiro de empresas, principalmente para micro ou pequenas empresas, de forma que esse trabalho se torna mais acessível e até mesmo mais prático.
- A impaciência para os resultados
O empreendedor Vicente Conte Neto afirma que a paciência muitas vezes é a principal chave para o sucesso empresarial. Saber esperar o retorno financeiro é muito importante, pois é a partir da paciência que atitudes impulsivas e decisões precipitadas podem ser evitadas, de forma a proteger o caixa da empresa. Ter uma estratégia bem pensada e bem definida é essencial, mas o mais importante é se manter no controle e atrelado a essa ou essas estratégias, ainda que elas demandem um retorno a longo prazo.
- Reduzir preços sem ter um critério
Tudo que está relacionado com fluxo de dinheiro deve ser bem pensado e controlado. Muitas vezes os empresários decidem diminuir os preços de seus serviços e/ou produtos sem possuir nenhuma organização ou planejamento para tal ação, tornando essa uma grande armadilha para descontrole das finanças e, dessa forma, prejuízos no caixa. O empresário Vicente Conte Neto afirma que antes de qualquer mudança ou ajuste nos preços, é muito importante estudar a fundo os gastos e recebimentos, analisar e acompanhar a concorrência, bem como envolver o público consumidor nos planejamentos.
- Reduzir o quadro de funcionários sem planejamento
Muitas vezes quando as coisas vão mal uma das primeiras opções das empresas é a redução do quadro de seus funcionários para cortar despesas. No entanto, essa pode ser uma grande armadilha se não for pensado com mais cuidado. Ao demitir um funcionário, a empresa também reduz sua qualidade de produção e, se isso não for feito depois de muito análise, o prejuízo pode ser até maior do que antes do desligamento. Optar pela transparência e desenvolver estratégias em conjunto com a equipe é sempre uma ótima opção para ajudar em algum eventual problema financeiro nos negócios.
E você, conhecia essas armadilhas? Procurar evitá-las, além de buscar por uma constante educação financeira e cuidar para ter um negócio transparente, ético e sem corrupções são atitudes que sempre irão gerar boas oportunidades e retornos para qualquer negócio, conclui o empresário Vicente Conte Neto.